Notícias de saúde

Brasil: Colesterol um Inimigo a Espreita

São Paulo, 12 de Dezembro de 2000(eHLA). Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, encontraram novo fator de risco para doenças do coração. Eles descobriram que os altos níveis de colesterol podem impedir o fornecimento de oxigênio para os tecidos do corpo. Publicado no Journal of the American College of Surgeons, o estudo mostra que a grande quantidade de colesterol na corrente sangüínea aumenta o acúmulo de colesterol nas membranas das hemácias (células que carregam o oxigênio para os tecidos). "Com acúmulo de colesterol, as membranas das hemácias passam a funcionar como barreira ao transporte de oxigênio, pois qualquer mudança na composição dessas células pode impedir os tecidos de receberem oxigênio", diz o Dr. Henry Buchwald, da Universidade de Minnesota. Segundo os pesquisadores, o exame da taxa de transporte do oxigênio, em pequenas amostras de sangue, pode ser simples e seguro.

Colesterol - Inimigo Invisível

Estima-se que 10 entre cada 100 brasileiros tenham colesterol acima do normal e outros 30% estariam muito próximos do limite aceitável. Segundo o cardiologista Antônio Carlos Pereira Barreto, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), a maioria da população não faz exames periódicos das taxas de colesterol, pois o processo é silencioso, ou seja, não apresenta sintomas. “O excesso de colesterol vai se depositando nas artérias formando placas que dificultam a passagem do sangue. Em casos extremos, elas podem obstruir completamente o vaso sangüíneo. E tal bloqueio é capaz de levar ao infarto ou ao derrame”, alerta o médico.

O processo de deterioração vascular é lento, mas formação de placas começa até mesmo em crianças que não cuidam da alimentação. O colesterol alto aumenta em três vezes o risco de uma doença cardiovascular. Caso estiver associado a um quadro de hipertensão, esse perigo sobe para nove e, se além desses problemas, o portador de colesterol elevado também fumar, terá 27 vezes mais chances de sofrer infarto ou insuficiência cardíaca.

Como Evitar e Prevenir

Uma vez detectado o colesterol acima do limite, é preciso reduzi-lo por meio de dieta, exercícios físicos e medicamentos. Os especialistas aconselham: evite gordura de origem animal, laticínios, queijos gordos, frutos do mar (principalmente o camarão, que é rico em colesterol) e doces recheados. Prefira leite e iogurte desnatados, prepare carnes magras na grelha e aumente a ingestão de verduras e legumes. O consumo de farelo de trigo, de soja e de azeite também tem se mostrado eficaz.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários