Notícias de saúde

IBM Unem-se a Universidade Para Reduzir Erros Médicos

NOVA YORK (Reuters) - A gigante da informática International Business Machines Corp disse na sexta-feira que está unindo-se ao departamento de saúde da Universidade de Michigan para criar um programa de computador que reduz erros médicos.

O sistema permitirá que os médicos e outros membros do departamento de saúde da Universidade de Michigan mantenham registros de testes de laboratórios, procedimentos e receituários em um banco de dados eletrônico projetado para prevenir erros médicos.

Estudos mostram que a caligrafia ilegível ou notas mal escritas são a causa de centenas de mortes a cada ano. O Instituto de Medicina dos EUA, que orienta o governo, divulgou um relatório este ano afirmando que quase 100 mil pacientes morrem todos os anos nos Estados Unidos vítimas de erro médico.

O estudo estimulou várias empresas, incluindo a IBM, a participar de iniciativas junto a hospitais a fim de reduzir os problemas.

Uma porta-voz da IBM disse que a colaboração com a Universidade de Michigan será feita ao longo de vários anos, e vai fornecer infra-estrutura e tecnologia ao departamento de saúde. Não foram dados mais detalhes.

A IBM disse que aspectos futuros da iniciativa podem incluir administração de consultas, coordenação de fichas de pacientes e manutenção de dados clínicos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários