Notícias de saúde

Cidade Japonesa Faz Acordo com Moradores para Reduzir Poluição

TÓQUIO (Reuters) - A prefeitura de uma cidade no oeste do Japão e as vítimas da poluição ambiental na cidade concordaram na sexta-feira em resolver fora do tribunal um processo que se arrastava há 12 anos. O governo prometeu tomar medidas para reduzir as emissões de gás diesel.

Os moradores de Amagasaki moveram uma ação judicial em 1988 pedindo indenizações em dinheiro e a redução dos gases tóxicos emitidos por veículos movidos a diesel.

Em janeiro deste ano o tribunal ordenou ao governo central que pagasse indenização de 210 milhões de ienes (1,9 milhão de dólares), dizendo que os problemas de saúde dos moradores eram de fato provocados por gases diesel. Os dois lados apelaram da sentença.

Sob o acordo a ser selado na próxima semana, os moradores da cidade vão desistir de receber a indenização e, em lugar disso, concordar que o Estado tome medidas específicas para reduzir as emissões de gases diesel.

Segundo um representante do Ministério da Construção, "estávamos procurando maneiras de reduzir as emissões, e era isso que os moradores queriam".

Os moradores da cidade saudaram o acordo, que descreveram como um passo para a solução da questão da poluição do ar.

A notícia do acordo foi dada dias depois de outro tribunal distrital, este na cidade de Nagoya, ordenar que o governo central e dez empresas paguem mais de 2 milhões de dólares de indenização a habitantes locais que informaram ter sofrido prejuízos a sua saúde provocados pela poluição ambiental.

Com o aumento das pressões contra a poluição, a Agência do Meio Ambiente japonesa disse, em setembro, que até 2005 vai promulgar novas normas visando reduzir drasticamente as emissões de gases poluentes de veículos movidos a diesel.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários