Notícias de saúde

Terapia de reposição hormonal pode baixar o risco de derrame cerebral das mulheres

NEW YORK, (Reuters Health) – A terapia de reposição de estrógeno (TRE) pode reduzir o risco de derrame cerebral em mulheres pós menopausa, de acordo com um estudo apresentado esta semana no encontro da Academia Americana de Neurologia em San Diego.

"As usuárias atual apresentam um risco 30% menor" de coágulos sangüíneos indutores de derrame cerebral, escrevem a Dra. Maria Perez Barreto e Annlia Paganini-Hill, da Universidade da Califórnia do Sul em Los Angeles.

Numerosos estudos vêm confirmando os benefícios dos estrógenos naturais na prevenção de doença cardiovascular em mulheres pré menopausa mais jovens. Contudo, a questão ainda em aberto é sobre a utilidade da TRE para mulheres pós menopausa, com alguns estudos mostrando benefícios e outros não mostrando efeitos protetores. A TRE é sabidamente associada a um risco aumentado de câncer uterino, e um estudo recente questionou estudos que ligaram a TRE à risco reduzido de doença cardíaca.

Neste estudo, Perez Barreto e Paganini-Hill examinaram as histórias clínicas de 17 anos de mais de 8.500 mulheres pós menopausa que viviam em uma comunidade retirada na Califórnia. Cinqüenta e sete por cento destas mulheres brancas, a maioria de situação abastada, relataram alguma história de TRE. Os pesquisadores relatam que "mulheres que fizeram TRE por 15 anos ou mais tiveram um risco 20% menor de oclusão cerebral (coágulos sangüíneos no cérebro) do que mulheres que nunca haviam usado TRE." O risco de coágulos entre usuárias atuais de TRE foi ainda mais baixo – 30% menor do que o de mulheres que nunca usaram TRE, de acordo com os autores.

Reduções de risco associadas à TRE "não foram significativamente diferentes com relação à dose de estrógeno ou forma de administração" acrescentam os autores.

Baseado nestes resultados, a equipe da Califórnia conclui que o estrógeno suplementar pode ter "um efeito protetor" na redução do risco de derrame cerebral em mulheres pós menopausa.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários