Notícias de saúde

Técnica Ajuda Paciente com Insuficiência Cardíaca

Por Nic Rowan

MELBOURNE (Reuters Health) - Uma equipe médica australiana é pioneira na realização de uma técnica cirúrgica que envolve o coração de pacientes com insuficiência cardíaca em uma "bolsa" de malha e previne novos problemas.

A bolsa Dacron é colocada na base do coração e anexada com grampos. Apertada de uma forma que envolva o coração, mas não o aperte muito, impede o órgão de se alargar, informou Jai Raman, do Austin and Repatriation Medical Centre, em Melbourne (Austrália).

A insuficiência cardíaca congestiva é caracterizada pelo aumento do volume do coração que bombeia o sangue de forma ineficiente.

Segundo Raman, sete pacientes foram submetidos ao procedimento desde abril de 1999 como parte de um teste clínico e todos passam bem. Em entrevista à Reuters Health, o especialista informou que a equipe estava "muito animada com os resultados de 15 meses".

Raman comentou que sem o procedimento, os pacientes com insuficiência cardíaca que foram submetidos à cirurgia de bypass tenderam a apresentar insuficiência novamente entre seis e nove meses depois do tratamento.

O estudo está sendo ampliando para que possa envolver equipes internacionais de vários centros. A equipe de Raman já começou o recrutamento de outros 30 pacientes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários