Notícias de saúde

Diuréticos têm eficácia similar para insuficiência cardíaca

13 de junho de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Duke University Medical Center, nos Estados Unidos, não encontrou diferenças significativas na eficácia de diuréticos receitados para tratamento da insuficiência cardíaca.

Os diuréticos ajudam a aliviar a congestão e as dificuldades respiratórias causadas pelo acúmulo de líquidos em pacientes com insuficiência cardíaca.

O estudo envolveu mais de 2.800 pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca em 60 hospitais nos Estados Unidos. Os pacientes receberam aleatoriamente um dos dois diuréticos e os médicos os acompanharam por uma média de 17 meses.

A furosemida é o diurético mais usado para insuficiência cardíaca e existe há décadas, enquanto a torsemida é comparativamente mais nova. Durante o acompanhamento, 26% dos pacientes que tomaram torsemida ou furosemida morreram.

Segundo os autores, o estudo mostrou que a torsemida não melhorou a sobrevida em comparação com a furosemida nessa população de alto risco de pacientes com insuficiência cardíaca. Foram observadas taxas semelhantes de hospitalização com os dois medicamentos.

O estudo também apontou a necessidade de melhorar os diuréticos e outros tratamentos para insuficiência cardíaca, uma vez que a taxa de mortalidade em ambos os grupos era tão alta.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2022.23924.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários