Notícias de saúde

Pesquisadores Britânicos Usam Laser para Tratar Fibromas

CHICAGO (Reuters) - O laser está sendo usado para cauterizar fibromas uterinos, uma técnica que se mostra promissora para o tratamento de um dos problemas mais comuns que levam à retirada do útero, informaram radiologistas na segunda-feira.

Os fibromas uterinos ocorrem em 20 a 40 por cento das mulheres depois dos 35 anos de idade, causando dores pélvicas severas, pressão e cólicas fortes, conforme trabalho divulgado no encontro anual da Radiological Society of North America. São tumores benignos formados por tecidos fibrosos.

"Basicamente, estamos usando feixes de laser para aquecer e liquefazer os tecidos fibrosos que então se retraem", disse Wladyslaw Gedroyc do Hospital St. Mary, em Londres.

"É cedo mas o tratamento parece promissor e não é tão doloroso como as outras alternativas ...", acrescentou o especialista.

A técnica envolve a introdução de quatro agulhas através da parede abdominal até o centro dos tumores, usando imagem de ressonância magnética como orientação.

Os feixes de laser envolvidos por uma bainha são empurrados através do centro das agulhas para dentro dos tumores para cauterizá-los.

A técnica pode ser aplicada em pacientes não internados com apenas um sedativo leve, informou o estudo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários