Notícias de saúde

Homens Escutam Só com um Lado do Cérebro

CHICAGO (Reuters) - Cientistas afirmaram na terça-feira que provaram algo que as mulheres suspeitavam há muito tempo: os homens ouvem somente com um lado do cérebro, enquanto as mulheres usam os dois lados.

Se isso significa que um sexo escuta melhor do que outro não se sabe ainda, segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana.

As descobertas estão baseadas em um estudo com 20 homens e 20 mulheres cuja atividade cerebral foi medida por imagem de ressonância magnética enquanto eles ouviam trechos de leitura de uma novela.

De acordo com os pesquisadores, a maioria dos homens apresentou atividade de resposta somente no lobo temporal no hemisfério esquerdo do cérebro. Já grande parte das mulheres apresentou atividade em lobos temporais nos lados esquerdo e direito.

Os pesquisadores explicaram que, normalmente, o lado esquerdo está associado à audição e fala, enquanto o lado direito está ligado à performance de música e compreensão de relações de espaço, mais do que à audição. O estudo, apresentado no encontro anual de Radiological Society of North America, concluiu que as diferenças não significam que o desempenho (de ouvir o que está sendo dito) será diferente.

"Não sabemos se a diferença ocorre devido à maneira como fomos criados ou se está fortemente ligada ao cérebro", disse Joseph Lurito, professor assistente de radiologia da escola.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários