Notícias de saúde

Legalização da maconha medicinal aumenta casos de vaping da droga entre adolescentes

01 de agosto de 2023 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, estados onde a maconha mediicnal é legalizada apresentam mais vaping de cannabis do que naqueles estados onde a erva é legalizada para todos os adultos ou completamente ilegal.

Pesquisa realizada na Washington State University analisou respostas de 3.770 alunos do último ano do ensino médio que participaram do estudo 2020 Monitoring the Future, e um subconjunto de 556 participantes que responderam a perguntas sobre acesso a produtos vaping de cannabis e riscos percebidos. Ao todo, 62% dos alunos do último ano do ensino médio em estados onde apenas a maconha medicinal era legal relataram acesso muito fácil a cartuchos vaping de maconha. Apenas 31% viam o uso regular de cannabis como um grande risco.

Cerca de 52% dos alunos do último ano do ensino médio disseram ter acesso fácil a cartuchos em estados onde a maconha era proibida e onde era permitido para uso recreativo adulto. Mais adolescentes também consideram arriscado o uso regular de maconha - cerca de 40% em estados proibidos e 36% em estados de uso adulto.

De acordo com os pesquisadores, é possível que o contexto de dizer que a cannabis é para fins médicos esteja contribuindo para o fato de que os jovens a consideram menos arriscada. Além disso, a diferença na disponibilidade também pode ser que os estados de uso adulto estão fornecendo maconha legal para uma gama mais ampla de pessoas, o que pode, por sua vez, reprimir o mercado ilegal, e um adolescente não pode ir a um dispensário.

Fonte: Drug and Alcohol Dependence Reports. DOI: 10.1016/j.dadr.2023.100136.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários