Notícias de saúde

Brasil: Agência Nacional de Saúde (ANS) Faz Marcação Cerrada em Operadoras de Planos e Seguros de Saúde

São Paulo, 27 de Novembro de 2000(eHLA). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está exigindo das operadoras de planos e seguros de saúde de todo país, dados como localização da empresa, área de atendimento, categoria de atuação e número de clientes. Em relação ao último item, as empresas informaram para a ANS a existência de 27,5 milhões de clientes. No entanto, este número contradiz as informações de mercado que revelam a existência de 40 milhões de usuários de planos e seguros de saúde no Brasil. Assim, a ANS acredita que os convênios e seguradoras informaram dados subestimados.

Para a diretora de normas e habilitação de operadoras da ANS, Solange Beatriz Palheiro Mendes a razão para a diferença nos números é o medo da fiscalização. “Dependendo do número de clientes, tamanho da empresa e abrangência territorial, a fiscalização da ANS se torna mais rígida”, explica. A fiscalização da ANS abrange 2.747 empresas que oferecem 43.369 tipos de planos de saúde. Pela medida provisória 1.976, as empresas têm de oferecer pelo menos um plano que contenha todas as coberturas básicas definidas pelo Ministério da Saúde.

Garantia Financeira

As resoluções 38 e 39 do Diário Oficial da União obrigam as empresas de saúde a fornecer, também, relatórios trimestrais e balanço anual para a ANS e seus clientes. Esta medida visa provar ao consumidor a garantia financeira de prestação de serviços das operadoras de planos e seguradoras de saúde. Com a fiscalização, a ANS as empresas de saúde deverão constituir garantias financeiras que atestem sua garantia de funcionamento. Segundo Solange, estas informações poderão ser usadas pelo consumidor na hora de escolher seu plano de saúde.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários