Notícias de saúde

Roupa de Baixo Especial Reduz Risco de Fratura em Idoso

NOVA YORK (Reuters Health) - Como a fratura de quadril vem sendo uma das principais causas de incapacidade entre idosos, os pesquisadores têm procurado formas de impedi-las. Agora parece que algo simples como roupas de baixo acolchoadas pode reduzir bastante a taxa de fraturas de quadril em quedas.

Em um estudo com 1.800 idosos, os que usavam roupa de baixo protetora -- um 'escudo' acolchoado nos quadris -- foram 60 por cento menos propensos que os participantes do estudo não protegidos (grupo de controle) a quebrar o osso do quadril.

Durante um período de dois anos, 13 pessoas do grupo que usou o protetor tiveram fratura de quadril, comparadas a 67 fraturados no grupo de controle.

As conclusões foram publicadas na edição de 23 de novembro do New England Journal of Medicine. Pekka Kannus, do Instituto Kekkonen para Pesquisa e Promoção da Saúde, em Tampere (Finlândia), coordenou o estudo.

Em um esforço para reduzir as taxas de fratura de quadril, tem sido dada muita atenção ao papel das drogas, vitamina D e cálcio para tratar ou prevenir a osteoporose, doença que enfraquece os ossos.

Segundo a equipe de Kannus, os protetores de quadril são uma opção "lógica" ainda pouco estudada.

O principal obstáculo aos protetores de quadril é a adesão das pessoas ao uso, observaram os autores. No estudo, quase um terço dos participantes solicitados a vestir a roupa de baixo se recusou.

Na verdade, poucos idosos optaram por usar os protetores que estão no mercado atualmente, informou editorial que acompanhou o estudo. Laurence Rubenstein, do Centro Médico de Los Angeles para Veteranos, em Sepúlveda (Califórnia), observou que depois que um estudo dinamarquês de 1993 mostrou que os protetores de quadril funcionam, empresas de todo o mundo brigaram para comercializar o produto, mas poucos estão em uso atualmente.

Rubenstein observou que até agora nenhum outro estudo em grande escala confirmou os resultados anteriores.

"Os protetores oferecem um novo método poderoso para reduzir o risco de fratura de quadril", escreveu Rubenstein.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários