Notícias de saúde

Campanha Incentiva Auto-Exame Para Prevenir Câncer de Mama

SÃO PAULO (Reuters) - Um exame que leva alguns minutos e pode ser feito em casa é a principal arma das mulheres para prevenir o câncer de mama. Esse é o alerta que a 1a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária pretende divulgar entre 20 e 26 de novembro.

"Câncer de Mama: Fique de Olho" é o slogan da campanha promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), com o apoio da iniciativa privada.

Durante a semana, serão distribuídos 3 milhões de folhetos explicativos, realizadas palestras, caminhadas, shows para mostrar à mulher que o sucesso do tratamento contra o câncer de mama, quando detectado no início, é superior a 90 por cento.

Segundo a SBM, a doença afeta uma em cada 20 mulheres brasileiras. Além disso, 75 por cento dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados (III e IV), quando o índice de cura é baixo e a mutilação quase sempre se faz necessária.

"Nosso objetivo é reduzir o diagnóstico tardio e conseguir a redução da mortalidade", disse o mastologista Alfredo Barros, presidente da SBM.

"Hoje morrem de câncer de mama 20 mulheres por dia, e se fizessem o auto-exame, morreriam de 5 a 10 mulheres", acrescentou.

Em trabalhos realizados em Campinas e Goiânia, disse o médico, viu-se que de dez mulheres que eram ensinadas sobre o auto-exame, sete o faziam e, passado um ano, apenas 3 ainda o realizavam.

"Temos de mudar essa mentalidade, queremos colocar o assunto em evidência", disse. "A campanha tem um caráter educacional e o interesse é que as mulheres aprendam para que percam o medo do auto-exame e ele se torne um teste de rotina", disse a médica Elizabeth Mesquita.

Segundo Barros, as mulheres não praticam o auto-exame porque o desconhecem ou têm medo ou, pior ainda, porque acreditam erroneamente que ele não é útil.

Quando um tumor é detectado com menos de 1 centímetro, as chances em média de cura são de 95 por cento. Com 2 centímetros, essas chances caem para 90 por cento e, quanto maior o câncer, as possibilidades de sucesso dos tratamentos vão se reduzindo.

A SBM aconselha como formas de prevenção que a mulher faça, a partir dos 30 anos, o auto-exame mensalmente e, depois dos 40 anos, recomenda a realização da mamografia uma vez por ano.

TEVÊ VEICULA FILME EDUCATIVO

Um filme de 30 segundos com a atriz Patricia Lucchesi, veiculado pela TV Globo a partir de segunda-feira até o fim do ano, também vai mostrar às mulheres que os cuidados de prevenção são a melhor forma de evitar as consequências da doença.

A atriz participou, aos 11 anos, do anúncio de uma coleção de lingerie, em que ficou famosa a frase dita no comercial "O primeiro sutiã a gente nunca esquece". Desta vez, o slogan é "Tem coisas que a gente nunca esquece. Outras, a gente deve lembrar sempre."

Outra atriz que participa da campanha deste ano é Regina Duarte. Ela aparece nos cartazes e folhetos informativos.

Segundo o presidente da SBM, as campanhas educativas e que estimulam a prevenção acabam oferecendo bons resultados. "Ao observarmos os dados, vemos que na época da campanha da atriz Cássia Kiss tivemos uma inflexão nas mortes", disse o médico, referindo-se ao filme veiculado há 11 anos em que a atriz mostrava ao público como fazer o auto-exame.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários