Notícias de saúde

Auto-exame das mamas pode salvar vidas

Belo Horizonte, 18 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Medo, vergonha, desinformação, falta de acesso aos serviços de saúde. Esses ainda são os principais fatores por trás das assustadoras estatísticas do câncer de mama no Brasil: 31.590 novos casos somente neste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Flagrada na fase inicial, a doença pode ser curada em 90% dos casos. O problema é que três, em cada quatro pacientes brasileiras, recebem o diagnóstico tardiamente.

Para estimular o cuidado com as mamas, a Sociedade Brasileira de Mastologia organizou a 2ª Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, que vai até o próximo domingo. A meta é divulgar o auto-exame, orientando as mulheres sobre como e quando fazê-lo e por que essa medida caseira é tão importante para poupar vidas - quase 8,7 mil se perderão até o fim deste ano, em todo o País, de acordo com o Inca.

"Como é um procedimento simples e indolor, o auto-exame ajuda a mulher a se observar e a se conhecer melhor. E a leva a consultar o médico para esclarecer as dúvidas", afirmam os especialistas Jairo Luiz Coelho Júnior e Gabriel de Almeida Júnior, coordenadores da campanha em Minas. "Dessa forma, as pacientes têm mais chances de detectar o tumor precocemente".

Segundo os médicos, o tratamento do câncer de mama tem evoluído e as perspectivas de sucesso também aumentaram. Em boa parcela dos casos no estágio inicial, a paciente precisa ter removida apenas uma região da mama. E, mesmo nos casos em que a chamada mastectomia radical é necessária, já é possível recorrer a uma cirurgia plástica reconstrutora.

Neste ano, a estrela da Semana é a cantora baiana Daniela Mercury, que cedeu sua imagem para a produção de cartazes, folhetos e outdoors espalhados por todo o País. Em Belo Horizonte, a distribuição de panfletos será feita pela rede de centros de saúde e durante uma mobilização no Parque Municipal, na manhã do próximo domingo. No total, serão distribuídos 20 mil panfletos, mil cartazes e 80 outdoors na região metropolitana.

Como fazer o auto-exame:

· Em pé diante do espelho, observe o bico, a superfície e o contorno das mamas. Levante os braços até a altura dos ombros e veja se, com o movimento, surgem alterações.

· Deitada com a mão esquerda apoiando a cabeça, use a mão direita para apalpar a mama esquerda, fazendo movimentos circulares suaves e apertando levemente com a ponta dos dedos. Troque de lado e repita o exame.

· Encontrando algum caroço ou lesão nas mamas, consulte imediatamente um ginecologista.

· Esses cuidados devem ser repetidos uma vez por mês, de preferência na semana seguinte à menstruação. As mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês para sempre se auto-examinar.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários