Notícias de saúde

Anúncio de Doce e Gordura Predomina em Revistas Femininas

NOVA YORK (Reuters Health) - Anúncios de alimentos em revistas femininas dão destaque a gorduras e doces em vez de frutas e verduras, sugerem resultados de um estudo recente.

As recomendações alimentares atuais destacam a importância das fibras, frutas e verduras, mas você não consegue dizer isso ao olhar anúncios de alimentos em revistas lidas por mulheres, de acordo com Janet Lohmann e Ashima K. Kant, da Universidade da Cidade de Nova York, em Flushing.

Essas propagandas "tendem a promover alimentos de valor nutricional e saudável questionáveis", afirmam as pesquisadoras na edição de novembro de Journal of the American Dietetic Association.

Lohmann e Kant descobriram que gorduras, óleos, doces e bebidas corresponderam a cerca de um terço de todos os anúncios de alimentos em revistas femininas e de alimentos como Ladies' Home Journal, Good Housekeeping, Cooking Light e Eating Well (uma revista que não está sendo publicada).

Frutas e vegetais estavam menos presentes em propagandas de alimentos em todos os tipos de revistas, correspondendo a somente 5 por cento do total.

Revistas de saúde tiveram o menor número de anúncios de alimentos. Nestas publicações, como Prevention e Health, os pães foram o grupo de alimentos mais presente em propagandas, correspondendo a 29 por cento de todos os anúncios.

Essas revistas de saúde não apresentaram propagandas de verduras e somente dois por cento de frutas.

Em outras descobertas, a maioria dos apelos feitos pelos anunciantes estava relacionada ao sabor. Os anunciantes também destacaram alterações de nutrientes, por exemplo, um alimento pobre em gordura, açúcar ou colesterol.

"A indústria alimentar gasta enormes quantias de dinheiro em diversos tipos de mídia para promover o uso de seus produtos", afirmam Lohmann e Kant. "Muitos consumidores se baseiam na informação fornecida na ... mídia para tomar decisões na compra de alimentos", acrescentam as pesquisadoras.

Lohmann e Kant alertam que seu estudo foi limitado a certas revistas e que os resultados podem não valer para todas e àquelas direcionadas a diferentes grupos de pessoas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários