Notícias de saúde

Alcoólatras Estão mais Suscetíveis à Nicotina, Diz Estudo

NOVA YORK (Reuters Health). Entre em um bar e a cena é clara: um cigarro normalmente acompanha um drinque. Agora, pesquisadores estão começando a desvendar as razões desta ligação.

Cientistas descobriram que a nicotina parece provocar uma atração subconsciente maior em alcoólatras em recuperação do que em fumantes sem histórico de abuso de álcool.

Entre 30 fumantes com ou sem histórico de dependência de álcool, alcoólatras em recuperação estavam mais propensos a desejar mascar uma goma de nicotina de alta dose e estavam inclinados a gastar mais dinheiro para obter sua goma de nicotina.

Os alcoólatras não estavam mais propensos do que não-alcoólatras a afirmar que preferiam goma de nicotina de alta dose a de baixa dose, mas eles estavam atraídos subconscientemente à goma com mais nicotina.

"Sem saber, eles escolheram a goma de mascar com mais nicotina", disse Gail L. Rose, à Reuters Health. "Isso estava além de sua consciência."

As descobertas de Rose e sua equipe, da Universidade de Vermont, em Burlington, estão publicadas na edição de novembro de Alcoholism: Clinical and Experimental Research.

De acordo com os pesquisadores, basicamente, pessoas com um histórico de alcoolismo não apreciam mais a nicotina do que não-alcoólatras, mas eles ganham uma "recompensa" maior ao fazer uso da substância. Mas Rose destacou que a relação entre o fumo e a bebida não está limitada a alcoólatras.

"A bebida e o fumo estão juntos, não importa se existe ou não alcoolismo", disse a pesquisadora.

As razões ainda são desconhecidas, mas Rose afirmou que uma teoria é que genes comuns predispõem certas pessoas ao fumo e à bebida. Outra possibilidade é que pessoas usam álcool e nicotina para "balancear um ao outro", já que o álcool é um sedativo e a nicotina é um estimulante.

Rose disse que, independentemente das razões para a ligação entre álcool e nicotina, parece que pessoas com problemas de bebida podem precisar de uma ajuda extra para largar o cigarro.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários