Notícias de saúde

Bird Oferece US$ 150 Milhões à Rússia para Combate à Aids

Por Tara FitzGerald

MOSCOU (Reuters). O Banco Mundial (Bird) disse na quinta-feira que estava negociando um empréstimo de 150 milhões de dólares para a Rússia, a ser usado no combate a Aids.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera a taxa de crescimento de Aids na Rússia a maior do mundo.

"É tempo de tomarmos providências, particularmente porque a Aids é uma problema grave entre jovens e, portanto, é um problema para o futuro da Rússia", disse a jornalistas o diretor para a Rússia do Bird, Michael Carter.

Especialistas russos e de outros países alertaram o governo sobre o risco de a doença fatal atingir proporções catastróficas na Rússia, a menos que as autoridades tomem providências rapidamente para a redução das taxas de crescimento descontroladas.

"O Banco Mundial está muito satisfeito com o fato de podermos trabalhar no projeto (contra a Aids), com o apoio através de um empréstimo substancial de cerca de 150 milhões de dólares", disse Carter. "Esperamos que o governo esteja pronto para negociar o empréstimo no começo do ano que vem."

O Programa da ONU contra a Aids e o HIV (Unaids) calculou o números de pessoas contaminadas pelo HIV ou portadoras da Aids na Rússia em 130 mil no fim do ano passado. Mas existe um consenso geral de que o número de casos é na realidade bem maior.

Arkadiusz Majszyk, representante do Unaids na Rússia, disse na quarta-feira que o país tem a maior taxa de crescimento da doença no mundo.

A Aids é a quarta maior causadora de mortes no mundo. Cerca de 18,8 milhões de pessoas morreram desde 1983, 2,8 milhões só no ano passado, segundo o Unaids. Quase o dobro -- 34,3 milhões -- está infectado com o HIV.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários