Notícias de saúde

Identificada Enzima Chave da Doença de Alzheimer

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Cientistas identificaram uma enzima-chave responsável pela produção de amilóide, proteína que forma as placas encontradas no cérebro dos pacientes com doença de Alzheimer.

A enzima é chamada de proteína precursora beta-site amilóide (BACE). Os ratos que foram modificados geneticamente para não produzir uma versão da enzima não produziram proteína amilóide, de acordo com o Dr. Philip C. Wong, da Johns Hopkins University, em Baltimore, Maryland.

Os pesquisadores já sabiam há algum tempo que as enzimas contribuíam para a produção de amilóide no cérebro, mas não estava claro se uma enzima em particular possuía um papel mais importante na formação da proteína amilóide.

Identificar a enzima primária permitiria que os fabricantes de remédios dirigissem seus esforços para desenvolver uma droga que poderia bloquear especificamente a ação da enzima e diminuir o processo que leva à degeneração neurológica.

"A questão crucial tem sido qual enzima, BACE1 ou BACE2, é responsável pela produção da proteína amilóide no cérebro", disse Wong à Reuters Health.

"Nossa pesquisa mostra que ratos incapazes de produzir a enzima-chave, BACE1, não produzem a proteína amilóide nas células nervosas", disse Wong. "Este mecanismo pode ser o melhor alvo para uma droga que poderia parar a produção da BACE1", disse o pesquisador.

"Nos estudos que realizamos com ratos, não houve evidência clara de que a inibição da BACE1 inibe outras funções celulares críticas", observou Wong, sugerindo que podem haver efeitos colaterais mínimos com este tratamento.

O anúncio foi feito esta semana durante o encontro da Society for Neurocience (Sociedade para Neurociência), realizado em Nova Orleans, Estados Unidos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários