Notícias de saúde

Porque Restringir a Propaganda do Cigarro

O tabagismo é responsável por milhares de adoecimentos e mortes anuais no Brasil, além de enormes gastos no setor da saúde. Metade de todos os fumantes regulares no país deve morrer em decorrência do consumo do tabaco. Fumar mata mais do que a soma das mortes por acidentes de trânsito, uso do álcool, homicídios, uso de drogas ilegais e suicídios combinados.

A publicidade de produtos do tabaco estimula jovens a fumar e aumento o consumo dos fumantes. Pesquisas entre adolescentes brasileiros mostram que os principais fatores que favorecem o comportamento tabagista no jovem são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda.

Estudos realizados na Noruega, Finlândia e Canadá – onde a legislação restringe a publicidade do cigarro – demonstram que, desde a proibição da propaganda, houve queda no consumo do fumo. Os dados foram reexaminados cinco anos depois, sendo que o Canadá foi substituído pela França, devido a uma mudança legislativa que impediu o país de continuar no estudo. Mas, nos quatro países avaliados, a queda do consumo per capita de indivíduos com idade acima de 15 anos variou de 14% a 37% depois da proibição total da publicidade de tabaco.

A fumaça do cigarro contém ciliotoxinas e irritantes que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes. Os cílios são projeções semelhantes a cabelos muito finos, que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Quando paralisados pela exposição à fumaça do cigarro, as secreções acumulam-se, contribuindo para a “tosse do fumante” e para o surgimento de infecções respiratórias freqüentes naqueles que entram em contato com a fumaça do cigarro.

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas morram precocemente devido ao tabagismo, número que vem aumentando ano a ano. Ou seja, cerca de dez brasileiros morrem, por hora, por causa do cigarro.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários