Notícias de saúde

Erva Popular Pode Ser Fatal

A ephedra, uma erva estimulante usada por milhões de pessoas nos Estados Unidos – e também no Brasil – para aumentar a massa muscular e para perder peso pode causar ataques do coração, derrames que podem levar à morte, especialmente entre pessoas jovens e saudáveis, dizem os pesquisadores.

Pelo menos 54 mortes estão ligadas ao consumo da erva desde o meio da década de 90. Os pesquisadores concluíram que o suplemento alimentar, também conhecido como ma huang, oferece riscos muito maiores do que qualquer benefício que possa trazer.

“Casos assim são raros, mas muito sérios” disse o Dr. Neal L. Benowitz, chefe de farmacologia da Universidade da Califórnia em São Francisco. A pesquisa, encomendada pela Food and Drug Administration (FDA – órgão do governo americano que regulamenta a venda de alimentos e remédios) foi publicada no New England Journal of Medicine. A tradicional revista científica iria publicar o estudo apenas em edição de 21 de dezembro, mas resolveu antecipar a divulgação dada “a seriedade das descobertas.

Benowitz ressaltou que a maioria dos casos envolvem pessoas jovens e até então saudáveis. Alguns estavam tomando ephedra há apenas alguns dias, duas mulheres que engravidaram enquanto tomavam a erva, acabaram perdendo seus bebês.

Estima-se que mais de 12 milhões de pessoas usam o ephedra nos Estados Unidos. Benowitz recomenda que o ephedra não deve ser tomado por pessoas que tenham histórico de problemas no coração, derrames, problemas psicológicos, asma, disfunções no fígado ou na tiróide e diabetes.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários