Notícias de saúde

Homens e Gravidez: a Idade é um Fator

Quando o assunto é gravidez, sempre se deu muita importância à idade da mulher e quase nenhuma à idade do homem. Pois agora isso deve mudar. Um novo estudo publicado na Inglaterra sugere que assim como as mulheres, os homens também têm um relógio biológico. À medida que o tempo passa, ter um filho se torna mais difícil.

Esta é a primeira vez que um declínio da taxa de fecundidade masculina é confirmado ou quantificado. A pesquisa publicada na revista científica Human Reproduction foi feita com 8.500 casais britânicos que tiveram filhos planejados. Quando o homem tinha menos de 25 anos, 8% dos casais levaram mais de um ano para conseguir engravidar. Quando o homem tinha mais de 35 anos, 15% dos casais levaram mais de ano – o dobro.

A possibilidade de um homem engravidar uma mulher cai 3% a cada ano a partir dos 24 anos, descobriu o estudo. É importante diferenciar entre fecundidade e fertilidade. Se um homem consegue engravidar uma mulher depois de 20 anos de tentativas, ele é fértil, mas com uma taxa de fecundidade muito baixa. Os cientistas dizem que isso é importante porque, à medida que a mulher envelhece, ela também diminui a possibilidade de ter filhos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários