Notícias de saúde

Bebês que Nascem em Casa Podem Ter Inteligência Inferior

NOVA YORK (Reuters Health) - Bebês que nascem em casa, em vez de em um hospital ou uma clínica, tendem a apresentar QIs (quociente de inteligência) mais baixos, sugerem resultados de um novo estudo.

A pesquisa não é a conclusão final sobre o assunto, mas sugere que algo em relação ao parto em casa, como o fato do bebê não receber oxigênio suficiente no nascimento, pode afetar o desenvolvimento mental da criança mais tarde, afirmam pesquisadores na edição de novembro de Epidemiology.

"Normalmente, o debate sobre o melhor lugar para um bom parto é mais emocional do que baseado em evidências", disse uma equipe de pesquisadores liderados por Henrik Toft Sorensen, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Para verificar se o local onde a criança nasce afeta a inteligência mais tarde, Sorensen e sua equipe analisaram mais de 4.000 dinamarqueses do sexo masculino. Todos os homens realizaram testes de QI quando se alistaram no serviço militar aos 18 anos.

Os pesquisadores usaram registros de todos os nascimentos para descobrir onde cada homem havia nascido.

O QI médio aos 18 anos foi mais alto entre homens nascidos em clínicas de maternidade e mais baixo entre aqueles nascidos em casa, de acordo com o estudo.

Bebês que nasceram em casa também apresentaram o menor QI médio quando os cientistas levaram em consideração fatores que pudessem ter influenciado os resultados, como peso, tamanho e ordem ao nascimento, assim como a idade da mãe e o estado marital e de trabalho.

As descobertas não significam, necessariamente, que todos os bebês nascidos em casa estão destinados a serem menos inteligentes.

Os registros usados no estudo não distinguem crianças cujas mães planejaram ter o bebê em casa e crianças que nasceram em casa porque suas mães não conseguiram chegar ao hospital.

Sorensen e sua equipe destacam que, em estudos de índice de mortalidade infantil, a distinção fez muita diferença.

Além disso, os cientistas destacam que não puderam levar em consideração diversos outros fatores que poderiam afetar a criança, como se a mãe fumava ou bebia durante a gravidez ou tinha problemas de saúde durante a gestação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários