Notícias de saúde

Gordura Contra a Fibrose Cística

Pesquisa realizada no Hospital das Clínicas indica que uma dieta rica em gorduras pode ajudar os pacientes com fibrose cística.Uma dieta rica em gordura pode ser a receita para melhorar a saúde de crianças com mucoviscidose - doença genética e crônica que ataca o pulmão -, como indica uma pesquisa realizada no Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas.

Conhecida como fibrose cística, a mucoviscidose causa má digestão, além de provocar constantes infecções e inflamações nos brônquios. O resultado é desnutrição. Crianças com mucoviscidose gastam mais energia do que o normal. É mais um fator que contribui para o aparecimento da desnutrição. Mas com a dieta, a criança melhora seu estado nutricional e ganha qualidade de vida para conviver com a doença. As 74 crianças estudadas tinham desnutrição leve. Ao seguirem a dieta, ganharam peso e altura.

O Canadá foi o país pioneiro a adotar a dieta rica em gordura no tratamento da doença. Creme de leite, hambúrgueres, batata frita, sorvete, sonho e croissant são alguns dos alimentos que fazem parte da dieta dessas crianças. Como o pâncreas não produz enzima digestiva suficiente, muito do que se come é eliminado, sem ser absorvido. Para contornar o problema, em cada refeição, o paciente tem de tomar cápsulas de enzima pancreática, que servem para substituir a função do pâncreas.

A Fibrose Cística é uma doença causada por uma mal formação do gene CFTR (regulador de condutância transmembrana) e atualmente não mais está confinada às crianças e adolescentes, pois estes, cada vez mais, atingem a vida adulta. Embora a doença acometa múltiplos órgãos, é o trato respiratório que está associado com maior morbidade. A falência respiratória é a causa de morte mais de 90% dos casos.

A sobrevida dos pacientes tem aumentado a cada ano e se estima que as crianças nascidas na década de 90 tenham uma expectativa de 40 anos. A terapia gênica é a meta futura para o tratamento da razão básica na fibrose cística

Copyright © 2000 eHealth Latin América

Faça o seu comentário
Comentários