Publicidade

Notícias de saúde

Celular Pode Estar Afastando Adolescentes do Cigarro

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - A adesão maciça dos jovens ao uso do celular, que está preocupando muitos pais e professores, pode estar tendo um efeito benéfico. Especialistas britânicos disseram na sexta-feira que o celular pode estar afastando os adolescentes do cigarro.

O consumo de cigarros entre adolescentes britânicos caiu de 30 por cento em 1996 para 23 por cento em 1999, enquanto o número de adolescentes de 15 a 17 anos que possuem celulares subiu para 70 por cento até agosto de 2000.

Para Clive Bates, do grupo de combate ao cigarro ASH (Ação contra o Fumo e pela Saúde), e Anne Charlton, da Universidade de Manchester, pode ser mais do que simples coincidência.

"A razão pela qual os jovens fumam é muito semelhante à razão que os leva a usar celulares", disse Bates em entrevista por telefone.

"Existe uma correlação incrível entre o significado que têm para os adolescentes o ato de fumar e o uso do celular: integrar o grupo, ter alguma coisa para fazer com as mãos, alguma coisa que pareça adulto e na moda, e alguma coisa que pareça ser ligeiramente rebelde."

Para os adultos, o celular é a única maneira pela qual podem manter contato com seu trabalho, família e amigos.

Para os adolescentes, porém, o aparelhinho que cabe no bolso é elegante, chique e adulto. E, assim como o cigarro, é importante na criação de laços sociais.

"Se seus amigos usam seus celulares para organizar sua vida social enquanto se deslocam de um lugar a outro, então alguns adolescentes vão enxergar o celular como artigo essencial. É fruto da pressão do grupo", disse Bates.

Além disso, o celular que utiliza cartão pode estar consumindo as mesadas dos adolescentes, um dinheiro que, de outro modo, poderia ser gasto com cigarros.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: