Notícias de saúde

Vacina Contra Malária é Eficaz em Macacos

NOVA YORK (Reuters Health) - Avanços estão sendo feitos para vencer dificuldades no desenvolvimento de uma vacina contra malária, uma dos infecções mais mortais, de acordo com um novo estudo.

Um importante obstáculo no desenvolvimento de uma vacina contra a malária é a complexidade da infecção. A malária é causada por um parasita que viaja pelo sangue até o fígado, onde ele muda de forma e surge novamente para infectar glóbulos vermelhos.

Pesquisadores vêm desenvolvendo vacinas usando proteínas da superfície do parasita da malária, no entanto, não se sabe ainda quais proteínas -- ou antígenos -- devem ser utilizadas.

Muitos especialistas acreditam que uma vacina eficaz deva incluir diversos antígenos.

De acordo com Pierre Druilhe, do Instituto Pasteur, em Paris, França, pode ser possível usar um único antígeno para combater a malária.

Druilhe e sua equipe identificaram um antígeno que pode ajudar no desenvolvimento da vacina.

Chamado de LSA-3, o antígeno é expresso no parasita da malária quando ele está presente no fígado, antes de atacar os glóbulos vermelhos. Em experimentos em chimpanzés, os cientistas descobriram que o LSA-3 protegeu os animais da infecção.

Os resultados do estudo estão publicados na edição de novembro de Nature Medicine.

Em um editorial acompanhando o estudo, pesquisadores do Centro de Pesquisa Médica Naval, em Silver Spring, Maryland, afirmam que o LSA-3 "merece futuros estudos e inclusão em vacinas experimentais contra a malária".

Stephen L. Hoffman e Denise L. Doolan alertam, contudo, que pode haver "centenas ou milhares" de antígenos relevantes e que cientistas precisam identificar os importantes.

A malária mata mais de 1 milhão de pessoas a cada ano, principalmente na África subsaariana. A doença, transmitida pela fêmea do mosquito "Anopheles", causa febre alta, rigidez muscular e sudorese.

Além das barreiras técnicas que prejudicaram o desenvolvimento da vacina, o financiamento de pesquisas ainda é o maior obstáculo, disse Druilhe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários