Notícias de saúde

Uso Prolongado de Esteróide tem Risco para a Saúde

SÃO FRANCISCO (Reuters Health) - O uso prolongado de esteróides orais, mesmo em doses pequenas, está associado ao aumento do risco de catarata e de fratura de bacia e catarata, segundo John B. Wong do Tufts-New England Medical Center, em Boston (Massachusetts).

Baixas dosagens de esteróides podem ser usadas por asmáticos para controlar a doença.

"Sabemos que altas dosagens de esteróides são associadas ao aumento do risco de complicações. A questão é se baixas doses também podem causar complicações", disse Wong em entrevista à Reuters Health.

Como ainda não estão disponíveis os dados de longo prazo sobre efeitos de esteróides usados contra a asma, os pesquisadores usaram informações de quase 5 mil pacientes com artrite reumatóide que tomam um esteróide chamado prednisona.

Segundo trabalho apresentado no encontro anual do American College of Chest Physicians (Sociedade Americana de Pneumologistas), os participantes do estudo tomavam cerca de 6,8 miligramas de prednisona por dia.

Os pesquisadores verificaram que mesmo em baixas doses, o uso da prednisona foi associado ao dobro do risco de fratura de quadril e ao aumento de 2,5 vezes do risco da catarata.

As pessoas com asma usam esteróides inaláveis por longo tempo para controlar a doença. "Baseado em nossos dados, suspeito que o mesmo resultado seja verdadeiro para outros esteróides inalados", especulou Wong.

O especialista enfatizou que é bom estar atento para o problema porque há meios de prevenir cataratas e fraturas de bacia. "Médicos e pacientes precisam saber dessas complicações em potencial e se preocupar com a redução desse risco", acrescentou o pesquisador.

"Não recomendaria a suspensão da medicação por causa da pesquisa, mas incentivaria os pacientes a discutir esse risco com seus médicos", disse Wong à Reuters Health.

"Eles deveriam saber que é possível reduzir esses riscos", afirmou o especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários