Notícias de saúde

Atletas Têm Risco de Amenorréia

Por Suzane Rostler

DENVER (Reuters Health) - Atletas universitárias têm um risco significativamente maior de ter amenorréia, de acordo com um novo estudo. A amenorréia caracteriza-se pela ausência de três ciclos menstruais consecutivos em um ano. O problema pode ser causado por falta de gordura corporal, essencial para a produção de estrogênio, estresse e problemas alimentares. A amenorréia pode causar fraturas ósseas, escoliose e osteoporose.

"Embora a maioria possa restabelecer seu ciclo menstrual por meio de mudança de hábitos alimentares, alteração na rotina de exercícios ou uso de pílulas anticoncepcionais, a correlação da amenorréia com a baixa massa mineral óssea não pode ser ajustada com a mesma facilidade", disse à Reuters Health a autora do estudo Sheila Fleischhaker, estudante de graduação na Universidade de Loyola, em Chicago (Illinois).

A pesquisadora apresentou o trabalho na quarta-feira durante o encontro anual da American Dietetic Association, em Denver.

De acordo com a pesquisa, 67 por cento das atletas têm amenorréia, enquanto apenas 13% das estudantes da mesma universidade que não praticam esportes de competição sofrem do problema.

Um terço das atletas teve fraturas, índice é de apenas 6% nas demais. Todas as mulheres incluídas no estudo tinham entre 17 e 23 anos de idade.

Fleischhaker recomenda o monitoramento do padrão menstrual das atletas por meio de exames físicos anuais e conversas mensais com seus treinadores.

De acordo com ela, o histórico dos ciclos menstruais deveria ser levado em consideração quando uma atleta recebe tratamento para fratura.

"Educação a respeito da boa alimentação e informação sobre o que é a amenorréia, como e por que ocorre deveria ser padrão para as atletas. Isso é tão importante quanto conhecer a fundo o esporte que praticam", disse Fleischhaker.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários