Notícias de saúde

Hepatite C Aumenta Risco de Diabete, Mostra Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - As pessoas com 40 anos de idade ou mais infectadas com hepatite C têm mais que o triplo de risco de desenvolver diabete tipo 2, que geralmente ocorre em adultos.

Quase 3 milhões de norte-americanos têm hepatite C crônica, uma infecção hepática viral que pode causar cirrose e câncer de fígado e constitui-se hoje na principal causa de transplante de fígado nos Estados Unidos.

No novo estudo, a equipe de Shruti Mehta, da Johns Hopkins University, em Baltimore (Maryland), acompanhou mais de 9.800 adultos que fizeram parte de uma pesquisa de saúde.

Mais de 8 por cento dos participantes do estudo tinham diabete tipo 2 e cerca de 2 por cento eram portadores de infecção pelo vírus da hepatite C (HCV), de acordo com trabalho publicado na edição de 17 de outubro do Annals of Internal Medicine (Anais de Medicina Interna).

Segundo os pesquisadores, a incidência de diabete tipo 2 foi notavelmente mais alta no grupo HCV positivo que no grupo HCV negativo, exceto em pessoas com menos de 40 anos de idade. No grupo entre 40 e 49 anos de idade, as pessoas infectadas por HCV foram 3,1 vezes mais propensas a ter diabete tipo 2 que as demais.

Estudos anteriores tinham associado o HCV à diabete, mas apenas em pessoas com doença hepática grave.

De acordo com os autores, os resultados confirmam que a diabete tipo 2 ocorre em taxas mais altas mesmo entre pacientes com formas mais brandas de infecção por HCV. Novos estudos serão necessários para determinar exatamente como o HCV contribui para o desenvolvimento da diabete.

A equipe de Mehta acredita que as descobertas estão "de acordo com a constatação de que a infecção por HCV causa diabete tipo 2 por meio de danos progressivos do fígado".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários