Publicidade

Notícias de saúde

Erva-de-São-João Causa Rejeição de Órgão Transplantado

Por Pippa Wysong

TORONTO (Reuters Health) - Duas pacientes transplantadas apresentaram rejeição aguda do órgão recebido porque começaram a tomar erva-de-são-joão, afirmaram pesquisadores durante o encontro da Sociedade Americana de Nefrologia, em Toronto, Canadá.

Descobriu-se que o medicamento fitoterápico interage com a droga anti-rejeição ciclosporina e pode colocar pacientes transplantados sob risco de rejeição.

O primeiro caso foi de uma mulher de 44 anos submetida a um transplante renal em fevereiro de 1996. A paciente foi encaminhada a uma clínica especializada em dezembro de 1999, após apresentar rejeição aguda, afirmou Sameh Abul-Ezz, um médico do Arkansas.

A paciente estava tomando a droga ciclosporina, mas os níveis da droga no sangue caíram repentina e misteriosamente, colocando-a sob risco de rejeição do órgão transplantado.

A ciclosporina não fazia mais efeito e médicos tiveram que aumentar a dose da droga. A mulher estava tomando doses diárias de erva-de-são-joão e após parar de tomar a erva, em duas semanas, seus níveis de ciclosporina no sangue aumentaram a medidas normais. Após quatro semanas, os médicos conseguiram reduzir suas doses da droga.

De acordo com Abul-Ezz, a segunda paciente não teve a mesma sorte. A mulher de 29 anos foi submetida a um transplante combinado de rim e pâncreas em julho de 1994.

Inicialmente, a paciente apresentou alguns problemas na época da cirurgia, mas seu quadro permaneceu estável nos anos seguintes.

Em novembro de 1998, ela também apresentou uma queda repentina nos níveis de ciclosporina no sangue, embora continuasse a tomar a droga.

Após cerca de dois meses, descobriu-se que a paciente estava tomando erva-de-são-joão e os médicos pediram que ela parasse de tomar o fitoterápico.

Os níveis de ciclosporina no sangue voltaram ao normal dentro de algumas semanas. A mulher, no entanto, teve que ser submetida a um transplante renal em janeiro de 2000.

A erva-de-são-joão pode interagir com, ou mesmo bloquear, a ação de outros medicamentos. Segundo Abul-Ezz, nesses dois casos, a erva diminuiu os efeitos da ciclosporina.

Os pesquisadores recomendam que todos os pacientes consultem seus médicos antes de tomar remédios a base de ervas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: