Notícias de saúde

Relação entre alterações no peso em adultos e mortalidade

30 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Em um novo estudo de coorte prospectivo, investigadores buscaram avaliar a associação entre alterações de peso na idade adulta e mortalidade.

Participaram 36.051 pessoas com 40 anos ou mais de idade com peso e altura medidos na linha de base e inseriram o seu peso na idade adulta jovem (25 anos) e na idade adulta média (10 anos antes da linha de base).

As principais medidas de resultado foram a mortalidade por todas as causas e a mortalidade específica desde a linha de base até 31 de dezembro de 2015.

Os pesquisadores descobriram que, durante um seguimento médio de 12,3 anos, houve 10.500 mortes. Comparados com os participantes que mantiveram o peso normal, os indivíduos que passaram da categoria de não obesos para obesos entre jovens e na meia idade apresentaram maior risco de mortalidade por todas as causas e mortalidade por doenças cardíacas (taxas de risco [HRs], 1,22 e 1,49, respectivamente). Não houve associação significativa observada entre a mudança do índice de massa corporal de obeso para não obeso durante esse período e o risco de mortalidade. Do meio ao fim da idade adulta, um padrão de alteração de peso obeso para não obeso foi associado a um risco aumentado de mortalidade por todas as causas (FC, 1,30) e mortalidade por doenças cardíacas (HR, 1,48), enquanto passar da categoria de não obesos para obesos durante esse período não foi significativamente associado ao risco de mortalidade. Houve um aumento contínuo do risco de mortalidade associado à manutenção da obesidade na idade adulta (HRs: 1,72 da idade adulta até a meia idade; 1,61 da idade adulta até a idade adulta; e 1,20 da idade adulta até a idade adulta).

Portanto, o ganho de peso na idade adulta jovem e a obesidade estável na idade adulta estão associados a riscos aumentados de morte precoce, de acordo com o estudo, publicado na revista BMJ.

Fonte: BMJ 2019;367:l558.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários