Notícias de saúde

Perder peso antes da meia-idade reduz o risco de mortalidade

24 de setembro de 2020 (Bibliomed). A redução potencial do risco de mortalidade associada à perda de peso entre o início da vida adulta e a meia-idade é importante para informar os esforços de prevenção primária e secundária para a obesidade.

Uma nova pesquisa publicada no JAMA Network Open examinou o risco de mortalidade por todas as causas entre adultos que perderam peso entre o início da vida adulta e a meia-idade, em comparação com adultos que eram persistentemente obesos no mesmo período.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, e colegas examinaram o risco de mortalidade por todas as causas entre adultos que perderam peso entre o início da vida adulta e a meia-idade versus adultos que eram persistentemente obesos durante o mesmo período. A análise incluiu dados de 24.205 adultos (com idade entre 40 e 74 anos no início do estudo) que participaram do National Health and Nutrition Examination Survey III (1988 a 1994) com acompanhamento contínuo até 2014.

Os pesquisadores descobriram que durante um acompanhamento médio de 10,7 anos, 5.846 mortes ocorreram. Houve uma redução no risco de mortalidade para aqueles com perda de peso de obesos para sobrepeso (razão de risco, 0,46) versus indivíduos com obesidade estável entre o início da idade adulta e a meia-idade. Se aqueles que mantiveram um índice de massa corporal (IMC) obeso tivesse perdido peso para um IMC acima do peso na meia-idade, estima-se que 3,2% das mortes prematuras poderiam ter sido evitadas. Ter peso acima da faixa normal de IMC em qualquer ponto entre o início e a metade da idade adulta pode ter contribuído para cerca de 12,4% das mortes precoces.

Os resultados deste estudo sugerem que as abordagens baseadas na população para prevenir o ganho de peso e tratar a obesidade no início da vida podem ter benefícios importantes na redução da mortalidade.

Fonte: JAMA Netw Open. 2020;3(8):e2013448.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários