Notícias de saúde

Filipinas tem primeiro caso de poliomielite em 26 anos

24 de setembro de 2019 (Bibliomed). Quase duas décadas depois que a Organização Mundial da Saúde declarou a erradicação da poliomielite nas Filipinas, a doença voltou em um novo surto. O departamento de saúde das Filipinas disse que um caso envolve uma menina de três anos e outro caso suspeito está aguardando confirmação. O departamento disse que vestígios do poliovírus foram detectados em Manila e Davao.

Outros órgãos, como os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças, o Instituto de Pesquisa para Medicina Tropical e o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão também confirmaram a descoberta.

O último caso conhecido de poliovírus selvagem nas Filipinas apareceu em 1993, e a OMS declarou sua erradicação em 2000. De acordo com representantes da OMS, a entidade está trabalhando em parceria com a Fundação das Nações Unidas para a Infância e com o Departamento de Saúde das Filipinas para controlar rapidamente o surto.

A poliomielite é uma doença infecciosa incapacitante que pode afetar o cérebro e a medula espinhal do paciente. É causada por vírus afeta, principalmente, crianças com menos de cinco anos de idade. Uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível e entre 5% a 10% doa pacientes morrem em decorrência da paralisia dos músculos respiratórios. A doença não tem cura, mas pode ser prevenida através da vacinação, que é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Republic of the Philippines Departament of Health. September, 19, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários