Notícias de saúde

Poluição do ar é responsável por milhares de mortes 

21 de agosto de 2019 (Bibliomed). A poluição persiste como uma importante causa doenças pulmonares, doenças cardíacas e derrames (acidentes vasculares cerebrais), e que, apenas nos Estados Unidos, matam mais de 30 mil pessoas a cada ano, segundo um novo estudo.

Em um novo estudo publicado na revista PLOS Medicine, pesquisadores analisaram as concentrações de partículas finas de poluição conhecidas como PM2.5 naquele país entre 1999 e 2015. Essas minúsculas partículas (30 vezes menores que a largura de um fio de cabelo humano) surgem da combustão de carros, usinas termoelétricas a carvão, e outras fontes industriais.

Quando essas partículas são inaladas, elas se alojam nos pequenos vasos sanguíneos nos pulmões e, com o tempo, podem causar doenças pulmonares. As partículas também encontram o caminho para a corrente sanguínea, onde aumentam o risco de doença cardíaca e derrames.

A poluição PM2.5 em excesso da menor concentração observada (2,8 µg/m3) foi responsável por uma estimativa de 15.612 mortes no sexo feminino e 14.757 mortes no sexo masculino. Essas mortes foram causadas por infartos cardíacos e doenças respiratórias, como asma. As mortes resultaram em uma expectativa de vida menor para homens e mulheres. 

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1002856. 

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários