Notícias de saúde

Seria a maconha medicinal tão “milagrosa” como vem sendo alardeada?

21 de junho de 2019 (Bibliomed). Nos últimos anos, um dos temas mais populares nos principais jornais e meios de comunicação tem sido a utilização médica da maconha. Várias publicações tem descrito que as leis de maconha medicinal (MML) seriam responsáveis ??por uma redução de 25% nas taxas de overdose de opioides, redução de 2,1% na probabilidade da obesidade, redução de 10% a 20% nas prescrições no Medicaid e Medicare, e redução de 15% nas vendas de álcool.

Infelizmente, esses efeitos provavelmente são grandes demais para serem possivelmente atribuídos ao consumo de maconha medicinal. Simplificando, o uso medicinal da maconha provavelmente não é necessário para nenhum desses efeitos, muito menos para todos eles.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH) 10, em 2013-2015 a prevalência de usuários de maconha medicinal (ou seja, qualquer uso da maconha recomendado por um profissional de saúde) afirma que o MML foi de aproximadamente 2,5%. Uma população tão pequena não poderia alterar os indicadores de saúde tão drasticamente quanto esses estudos anteriores sugerem.

Uma carta publicada na revista Addicition questiona estes efeitos milagrosos” da maconha medicinal, e atribui os efeitos observados a falhas na metodologia dos estudos.

Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.14580.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários