Notícias de saúde

Pontos críticos de tomada de decisão na psicoterapia interpessoal para adolescentes deprimidos

22 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Terapeutas que implementam a psicoterapia interpessoal para adolescentes com depressão (IPT-A) devem monitorar rotineiramente os sintomas de depressão e considerar o aumento do tratamento para aqueles que respondem de modo insuficiente logo na 4a semana do tratamento, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota compararam dois momentos (semana 4 e semana 8) para avaliar os sintomas durante a IPT-A em 40 adolescentes. Além disso, os autores exploraram quatro algoritmos que usaram as avaliações de sintomas para selecionar o tratamento subsequente.

Os pesquisadores descobriram que o ponto de decisão da semana quatro para avaliar a resposta e implementar o aumento do tratamento para respondedores insuficientes foi o mais eficaz para reduzir os sintomas de depressão do que o ponto de decisão da semana 8. Aumentar a IPT-A em quatro semanas, seja aumentando a frequência das sessões para duas vezes por semana ou adicionando fluoxetina à terapia, pareceu eficaz.

Estes resultados dão uma orientação inicial para os terapeutas no fornecimento de atendimento personalizado, que é adaptado ao longo do tempo para atender às necessidades de cada paciente.

Fonte: Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. Volume 58. Issue 1. Pages 80–91.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários