Notícias de saúde

Dança diminui as possibilidades de deficiência nas atividades da vida diária em mulheres mais velhas

29 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Para as mulheres mais velhas, dançar está associado a uma menor probabilidade de incapacidade nas atividades da vida diária (AVD), de acordo com um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.

Pesquisadores japoneses matricularam 1.003 mulheres da comunidade, mais idosas, sem deficiência de AVD no início do estudo, em um estudo prospectivo de oito anos. As participantes foram questionadas na linha de base se elas participavam de qualquer um de 16 tipos de exercício. A deficiência nas AVD foi definida como dependência em pelo menos uma tarefa durante o período de acompanhamento.

Os pesquisadores descobriram que 130 participantes (13%) apresentaram deficiência em AVD durante o período de oito anos de acompanhamento. A participação na dança, em comparação com a não participação, foi correlacionada com uma probabilidade significativamente menor de incapacidade incidental de AVD (odds ratio, 0,27) após o ajuste para fatores de confusão e outros tipos de exercícios. Outros tipos de exercícios não foram significativamente associados à incapacidade incidental de AVD.

Não está claro por que dançar reduz o risco de deficiência nas AVD, mas sabe-se que a dança exige não apenas equilíbrio, força e resistência, mas também capacidade cognitiva: adaptabilidade e concentração para se mover de acordo com a música e parceiro, arte para movimentos graciosos e fluidos, e memória para coreografia. Talvez esses vários elementos possam vir a contribuir para a superioridade da dança na manutenção de uma maior capacidade de AVD.

Fonte: Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. DOI: 10.1111/sms.13336.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários