Notícias de saúde

Batata-Doce Pode Prevenir Cegueira na África

NOVA YORK (Reuters Health) - Cerca de 250 milhões de crianças nos países em desenvolvimento têm deficiência de vitamina A, o que as coloca sob risco de cegueira. Esforços para fornecer alimentos ricos em vitamina A essas nações reduziram esse número, embora muitas crianças ainda estejam sob risco.

Agora, pesquisadores descobriram uma forma para ajudar a combater a cegueira nesses países. Uma nova variedade de batata-doce rica em betacaroteno pode diminuir a taxa de cegueira e outras doenças causadas por consumo inadequado de vitamina, afirma Claire Wallerstein, de Lima, Peru, na edição de 30 de setembro de British Medical Journal.

O betacaroteno é um composto presente em alimentos que é convertido em vitamina A no organismo.

Os cientistas pretendem cultivar 5.000 hectares da batata-doce, conhecida como SPK 004, na África oriental subsaariana até 2004.

A batata contém ainda vitaminas B e C. Atualmente, uma batata branca que contém poucos nutrientes é o alimento principal na região.

Espera-se que pessoas dessa área aceitem a variedade de batata rica em betacaroteno, pois a adoção dessa variedade não exige uma grande mudança alimentar.

Wallerstein destacou que os pesquisadores estão se concentrando na África oriental, pois pessoas da África ocidental utilizam um óleo de cozinha rico em betacaroteno e raramente desenvolvem deficiência em vitamina A.

"O mais importante é que o projeto não vai exigir mudanças significativas na dieta, uma vez que a batata-doce já é um alimento básico na região", afirmou Wallerstein.

Cientistas do Centro Internacional de Batata (CIP), no Peru, pretendem investir 3,2 milhões de dólares no projeto. O CIP é um centro de pesquisa de agricultura financiado pelo Banco Mundial e pelo Departamento para Desenvolvimento Internacional do governo do Reino Unido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários