Publicidade

Notícias de saúde

Adolescentes que sobrevivem ao câncer desconhecem seus riscos futuros

23 de março de 2018 (Bibliomed). Muitos adolescentes e adultos jovens sobreviventes (AAJ) do câncer não estão recebendo cuidados de acompanhamento adequados, de acordo com um estudo apresentado no Simpósio anual sobre sobrevivência de câncer da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, realizada de 16 a 17 de fevereiro em Orlando, Flórida.

Pesquisadores americanos compararam as tendências no seguimento entre os AAJ sobreviventes de câncer. Os dados foram obtidos para dois conjuntos de sobreviventes: 852 pacientes diagnosticados entre 2010 e 2014 (coorte A) e 783 pacientes diagnosticados entre 2005 e 2009 (coorte B).

Os pesquisadores descobriram que 2.367 AAJ foram diagnosticados entre 2000 e 2015. Desde 2015, 37% não tiveram visita de acompanhamento, sem variação significativa observada em todos os tipos de doenças. No geral, 33% e 48% das coortes A e B, respectivamente, não foram consultadas em 2016, independentemente da cobertura do seguro. Não houve correlação entre o status de acompanhamento e o tipo de doença ou o estado do seguro.

Assim, pode-se verificar que muitos adolescentes e jovens adultos desconhecem quais são seus riscos a longo prazo depois de terem terminado o tratamento contra o câncer; médicos e outros prestadores de cuidados de saúde precisam ser mais diligentes em informar esses pacientes sobre potenciais riscos futuros para a saúde que poderiam ocorrer com base em certos aspectos do tratamento contra câncer.

Fonte: Cancer Survivorship Symposium, Feb. 16 to 17 2018, Orlando, USA.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: