Notícias de saúde

Norte-Americano Vencedor do Nobel se diz "Emocionado"

NOVA YORK (Reuters) - O cientista norte-americano Paul Greengard disse na segunda-feira que estava "emocionado" por ganhar o Prêmio Nobel de Medicina e por ser reconhecido pelos 40 anos de pesquisa sobre os mistérios de como as células se comunicam.

Greengard, da Universidade Rockefeller, em Nova York, Eric Kandel, da Universidade de Colúmbia, em Nova York, e Arvid Carlsson, professor aposentado da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, dividiram o prêmio deste ano por estudos que analisam como as mensagens se movimentam no sistema nervoso.

"Eu fiquei extremamente emocionado", disse Greengard em um entrevista por telefone à rede televisiva CNN, acrescentando que não estava esperando ganhar o prêmio.

As mensagens são transmitidas entre as células nervosas -- que consistem em mais de 100 bilhões -- por transmissores químicos em pontos especiais de contato entre as células chamados sinapses. Um dos mensageiros químicos é uma substância semelhante a o hormônio chamada dopamina.

"Anormalidades na dopamina têm implicações em muitas das principais doenças neurológicas e psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, a doença de Parkinson, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e abuso de drogas", afirmou Greengard, destacando as possíveis consequências de seu trabalho.

"Desse modo, a realização de muitas dessas etapas químicas utilizadas pelas células nervosas no cérebro fornece muitos alvos novos para laboratórios tentarem desenvolver novas drogas para o tratamento destas doenças", acrescentou Greengard.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários