Notícias de saúde

Doença da Vaca Louca Atinge Crianças no Reino Unido

NOVA YORK (Reuters Health) - As equipes de saúde do Reino Unido vêm acompanhando crianças com sintomas da doença da vaca louca desde que o problema, que danifica o cérebro e leva à morte, surgiu. Mas, felizmente, até agora não há sinais da epidemia que muitos temiam.

Depois de três anos de acompanhamento, os pesquisadores verificaram apenas três casos da variante do mal de Creutzfeldt-Jakob (vCJD) entre crianças do Reino Unido, menores de 16 anos. Entretanto, como não se sabe ao certo qual o período de incubação da vCJD, os cientistas dizem que esses dados são apenas "relativamente tranquilizadores".

Os especialistas suspeitam que a vCJD seja causada pelo consumo de carne de vacas infectadas com encefalopatia bovina espongiforme (BSE). As duas doenças matam provocando orifícios no cérebro -- cujo tecido fica semelhante a uma esponja.

O primeiro caso de vCJD foi registrado em 1996, uma década depois do primeiro surto de BSE nos rebanhos britânicos.

Desde de 1997, os órgãos de saúde do Reino Unido monitoram possíveis casos de vCJD em crianças. Até agora, foram verificados apenas três casos, conforme estudo publicado na edição de 7 de outubro da revista médica The Lancet.

Christopher Verity do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, chefiou o trabalho.

Durante três anos, quase 900 crianças apresentaram a deterioração neurológica que poderia ser sinal de vCJD. Dos desses casos foram fatais e caracterizados como "definitivamente vCJD", enquanto um terceiro foi classificado de "provável".

Este último era o de uma menina de doze anos, uma das vítimas mais jovens suspeita de vCJD. As três crianças foram diagnosticadas em 1999.

"É relativamente tranquilizador o fato de os três anos de observação não terem evidenciado um grande número de casos de vCJD em crianças", informaram os pesquisadores. Contudo, três anos de monitoramento não é muito para uma doença com um período de incubação desconhecido, observou a equipe. Os agentes de saúde do Reino Unido planejam acompanhar as crianças por, pelo menos, mais dois anos.

Até 28 de setembro, 84 casos de vCJD foram registrados no Reino Unido, dos quais 16 diagnosticados nos cinco meses anteriores à pesquisa.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários