Publicidade

Notícias de saúde

Doença renal aumenta o risco de doença cardiovascular

15 de maio de 2017 (Bibliomed). A doença renal é uma das principais causas de morte cardiovascular em todo o mundo. Isso é o que indica um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology.

Com base em dados de 188 países em seis momentos de tempo entre 1990 e 2013, os pesquisadores estimaram que em 2013, uma diminuição da função renal estava associada a 4% das mortes em todo o mundo, ou 2,2 milhões de mortes. Mais da metade dessas mortes (1,2 milhão) foram relacionadas ao sistema cardiovascular, enquanto 0,96 milhões foram causadas por insuficiência renal terminal.

Os pesquisadores também descobriram que a taxa de filtração glomerular reduzida se situava abaixo da pressão arterial sistólica elevada, índice de massa corporal elevado e glicemia plasmática elevada, mas era semelhante ao colesterol total elevado, como fator de risco para os anos de vida ajustados pela incapacidade.

Entender o verdadeiro impacto na saúde da doença renal na sociedade exige considerar as mortes por doença cardiovascular, bem como mortes por doença renal terminal, segundo os autores.

Fonte: JASN April 13, 2017, doi: 10.1681/ASN.2016050562

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: