Notícias de saúde

Adolescentes obesos correm maior risco de doença renal quando adultos

11 de abril de 2024 (Bibliomed). Estar acima do peso durante a adolescência aumenta o risco de doença renal na vida adulta, indica estudo realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

O estudo acompanhou mais de 593 mil adolescentes israelenses com idades entre 16 e 20 anos que nasceram depois de 1974, todos submetidos a avaliações médicas para o serviço militar obrigatório.

Após um acompanhamento médio de 13 anos, os pesquisadores descobriram que quase 2.000 dos participantes desenvolveram doença renal crônica precoce. O risco de doença renal nos adolescentes aumentou com o excesso de peso.

Os meninos com obesidade grave apresentavam um risco nove vezes maior de doença renal, enquanto aqueles com obesidade leve apresentavam um risco quase sete vezes maior e aqueles com excesso de peso apresentavam um risco quatro vezes maior.

O mesmo aconteceu com as meninas – um risco quatro vezes maior de obesidade grave, um risco quase três vezes maior de obesidade leve e um risco mais que duplicado de excesso de peso. Mesmo aqueles com IMC normal elevado apresentavam risco aumentado – 80% maior para meninos e 40% maior para meninas.

De acordo com os pesquisadores, essas descobertas são um prenúncio de uma probabilidade crescente e potencialmente evitável de desenvolvimento de doença renal crônica e subsequente doença cardiovascular. Segundo eles, a associação manteve-se mesmo após o controle de outros fatores de risco renal.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2023.5420.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários