Notícias de saúde

Vacina contra a dengue já está disponível em vários países da América Latina

03 de fevereiro de 2017 (Bibliomed). Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai e Peru estão entre os 12 países do mundo onde já é possível comprar a primeira vacina contra a dengue, o resultado de 20 anos de pesquisa.

Desenvolvido pela Sanofi Pasteur, Dengvaxia® é uma vacina subcutânea aplicada em três doses a cada seis meses. No Brasil cada dose custa cerca de US $ 41; e custa 115 dólares no Paraguai.

Sua eficiência é maior contra os sorotipos DENV-3 e DENV-4 o que os sorotipos DENV-1 e DEN-2. Também evita mais os casos graves, protege a partir de 9 anos de idade e é aprovada até 45 ou 60 anos, dependendo da agência reguladora. Sua eficiência é maior em pessoas previamente infectadas por um sorotipo.

Em ensaios clínicos, a eficácia na prevenção de casos graves foi maior do que 93%; sua capacidade de evitar a hospitalização foi de 80,3% e na prevenção da doença sintomática, 65,6% .

Com base em modelos matemáticos, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) sobre Imunizações da OMS observou que "em áreas de alta transmissão, a sua introdução de rotina no início da adolescência pode reduzir internações por dengue em 10 a 30% dentro de 30 anos, o que representa um benefício substancial de saúde pública". Porém, foi recomendada a sua introdução apenas em áreas geográficas com maior seroprevalência de 70% no grupo-alvo da vacina.

"É um avanço significativo no controle da dengue, considerando que os métodos de controle de vetores não tenham interrompido a transmissão endêmica ou tenham tido um impacto na redução da gravidade dos casos", disse José Ramos Castañeda, pesquisador do Instituto Nacional de Saúde pública do México.

Fonte: Reporte Epidemiológico de Córdoba.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários