Notícias de saúde

Câncer de Pulmão é Esquecido por Cientistas, diz Revista

LONDRES (Reuters) - O câncer de pulmão é oprimo esquecido" entre doenças relacionadas na Grã-Bretanha, apesar de ter ultrapassado o câncer de mama como a doença que mais mata mulheres no país, revelou na sexta-feira a revista médica The Lancet.

Em um editorial, a publicação criticou o governo por sua "falta de compromisso em determinar o perfil do câncer de pulmão", afirmando que isso pode estar relacionado à poderosa indústria de tabaco do país e seu poder de lobby.

"Existe ainda um lobby reverso indireto através do patrocínio de eventos esportivos pelas empresas de tabaco", afirmou a publicação.

O editorial foi publicado um dia após o governo britânico afirmar que vai ignorar a decisão do Tribunal Europeu de Justiça que derruba a legislação da União Européia que proíbe a publicidade de cigarros.

De acordo com a revista The Lancet, o câncer de pulmão ficou atrás dos outros tipos de câncer em termos de pesquisa e controle porque o fumo estava se tornando cada vez mais inaceitável socialmente e possivelmente porque havia poucos tratamentos eficazes.

A pesquisa de novas abordagens pode resultar na detecção precoce e, portanto, no aumento da sobrevivência de pacientes.

"Uma consciência maior sobre o câncer de pulmão, entre fumantes e não-fumantes, é necessária para tornar este câncer tão na moda (para cientistas) como o câncer de mama", disse a publicação.

A mortalidade do câncer de pulmão entre homens caiu bastante nos últimos 30 anos, no entanto, ela ultrapassou as mortes por câncer de mama entre mulheres britânicas, matando 12.765 no ano passado, comparado a 12.677 que morreram de câncer de mama.

Dados oficiais revelam que as mortes por câncer de mama na Inglaterra e no País de Gales caíram a 21 por cento entre 1990 e 1998 devido a melhores tratamentos e realização de testes nacionalmente.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários