Notícias de saúde

Dá para esquecer a dor do parto?

10 de abril de 2013 (Bibliomed). Ter um bebê é uma experiência dolorosa para a maioria das mulheres. Mas, segundo um ditado popular, as novas mamães se esquecem de todo sofrimento assim que vêem o rostinho de seu bebê. Será que isso é verdade?

Pesquisadores da Universidade Western Australia, na Austrália, lembram que a dor tem um papel importante na evolução humana: indica ameaça à segurança ou è vida. De acordo com os cientistas, a ideia de que a mulher é biologicamente preparada para esquecer a dor do parto já foi esquecida.

Segundo os pesquisadores, a dor é apenas um elemento da experiência do parto como um todo, sendo que outros elementos presentes nesse momento podem se sobrepor à lembrança da dor. Entre esses fatores estão satisfação com os profissionais de saúde, o uso de analgésicos, o nível de intervenção médica, as complicações, os resultados para o bebê, e todos os tipos de fatores pessoais.

Quando a somatória de fatores é favorável, a mulher pode sim se esquecer da dor do parto. Contudo, se essa somatória for negativa, ela poderá não se esquecer da intensidade da dor por até cinco anos. Além disso, tudo parece indicar que há maior probabilidade de se processar o evento do nascimento e da dor do parto de forma que apenas as experiências fortemente negativas fiquem gravadas na memória.

Por fim, segundo os pesquisadores, se considerar-se o fato de que o percentual de mulheres que desenvolve estresse pós-traumático após uma experiência negativa de parto é pequeno, pode-se concluir que as mulheres têm a capacidade de esquecer a dor do parto.

Fonte: Diário da Saúde, 08 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários