Notícias de saúde

Farmacêuticos podem ajudar na às doenças cardiovasculares

02 de agosto de 2016 (Bibliomed). Os doentes com fatores de risco mal controlados para doença cardiovascular (DCV) podem melhorar o seu prognóstico se tiverem farmacêuticos ajudando a gerir os seus cuidados, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Farmacêuticos de 56 clínicas localizadas em farmácias recrutaram 723 pacientes com alto risco de eventos cardiovasculares, que foram aleatoriamente designados para a intervenção ou tratamento usual. Metade dos participantes do estudo receberam medicação terapêutica tratamento em conjunto com um farmacêutico e a outra metade recebeu cuidados habituais.

Após três meses, os participantes que receberam serviços intensivos para ajudá-los a cumprir as metas de tratamento tiveram um risco 21% menor de eventos futuros de DCV quando comparados com aqueles que receberam cuidados habituais. Aqueles que receberam cuidados dos farmacêuticos tiveram uma redução no risco de DCV futura estimada em mais de 5% a partir do início do estudo até à sua conclusão três meses mais tarde. Houve pouca mudança no risco para aqueles que recebem cuidados habituais.

Especificamente, para os participantes com hipertensão, 28% do grupo de controle atingiu a meta recomendada, versus 51% do grupo de cuidado farmacêutico. Dos pacientes com diabetes, 25% do grupo de controle alcançaram metas de hemoglobina glicada, em comparação com 42% dos doentes que receberam cuidados conjunto com o farmacêutico. E significativamente mais pacientes que receberam cuidados farmacêuticos atingiram a meta para colesterol lipoproteína de baixa densidade, do que aqueles no grupo de controle (56 versus 46%). O grupo de cuidado farmacêutico também teve uma redução 20% maior do tabagismo em comparação com o grupo controle.

Fonte: J Am Coll Cardiol. 2016;67(24):2846-2854.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários