Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica em adolescentes pode melhorar os índices de colesterol

20 de maio de 2016 (Bibliomed). A cirurgia para a perda de peso (bariátrica) poderia ajudar adolescentes com obesidade grave a reduzir o seu risco de doença cardíaca, aumentando os seus níveis de colesterol "bom", um sugere um estudo preliminar. A cirurgia também aumenta os efeitos protetores do HDL colesterol, segundo os pesquisadores.

O pequeno estudo envolveu 10 adolescentes masculinos com obesidade severa. Os participantes tinham uma idade média de 17 anos e tinham um peso médio de 166 quilos. 90% dos adolescentes eram brancos.

Os adolescentes foram submetidos a um tipo de cirurgia de perda de peso conhecido como gastrectomia vertical. Este procedimento reduz o tamanho do seu estômago.

Um ano após a cirurgia, os meninos perderam uma média de 50 quilos. O estudo também mostrou que os níveis de HDL colesterol (o chamado “colesterol bom”) dos adolescentes tinha aumentado em 23% no ano.

Segundo os autores do estudo, apesar de ainda terem obesidade residual, esses jovens apresentaram melhora da saúde metabólica medida pela função do HDL após a cirurgia.

Fonte: Fonte: American Heart Association, news release, May 6, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários