Notícias de saúde

Diabéticos tipo 1 têm maior risco de epilepsia

16 de maio de 2016 (Bibliomed). Um estudo publicado online na revista Diabetologia sugere que os pacientes com diabetes tipo 1 têm um risco aumentado de desenvolvimento de epilepsia.

Investigadores de Taiwan usaram informações do banco de dados do Seguro Nacional de Saúde para identificar 2.568 pacientes com diabetes tipo 1. Cada paciente foi pareados por sexo, pela urbanização da área de residência e ano de índice com 10 pacientes sem diabetes tipo 1.

Os pesquisadores descobriram que o risco de desenvolver epilepsia foi significativamente maior em pacientes com diabetes tipo 1 do que naqueles sem diabetes tipo 1. Após o ajuste para possíveis fatores de confusão, paciente da coorte do diabetes tipo 1 foram 2,84 vezes mais propensos a desenvolver epilepsia do que o grupo de controle.

Segundo os autores, as anormalidades metabólicas do diabetes tipo 1, tais como hiperglicemia e hipoglicemia, podem ter um efeito prejudicial sobre o sistema nervoso central e estar associados a sequelas neurológicas significativas de longo prazo.

Fonte: Diabetologia. pp 1-8 .  First online: 31 March 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários