Publicidade

Notícias de saúde

Baixa de sódio é frequente entre participantes do Ironman

26 de abril de 2016 (Bibliomed). Triatletas de longa distância que bebem muita água durante a competição podem evoluir com hiponatremia (baixa da taxa de sódio), de acordo com uma carta ao editor publicada na revista The New England Journal of Medicine.

Investigadores alemães monitoraram casos de hiponatremia entre 1.089 triatletas que participaram nos Campeonatos Europeus de Ironman anuais entre 2005 e 2013. Novecentos e trinta e dois eram homens. A competição inclui natação (3,8 km), corrida de bicicleta de 180 km, e uma corrida à pé de 42 km.

Os participantes levaram cerca de 10 a 15 horas, em média, para terminar, e amostras de sangue foram coletadas 20 minutos após a conclusão. Os investigadores descobriram que 115 atletas desenvolveram hiponatremia. Dezessete casos foram considerados graves e três críticos. O maior risco de hiponatremia estava entre atletas do sexo feminino e/ou aqueles que levaram relativamente mais tempo para terminar a competição.

Assim, a incidência observada de hiponatremia em triathlons de longa distância foi de 10,6%. A incidência de hiponatremia crítica foi de 0,3%.

Fonte: N Engl J Med 2016; 374:997-998

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: