Notícias de saúde

Muito pouco sal pode ser perigoso para pacientes com insuficiência cardíaca

28 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pode parecer contraintuitivo, mas uma nova revisão de estudo sugere que consumir muito pouco sal pode ser prejudicial para pacientes com insuficiência cardíaca. Atualmente, os médicos recomendam uma dieta com baixo teor de sódio para reduzir a pressão arterial e evitar o acúmulo de líquido e inchaço, que podem ser sintomas comuns de insuficiência cardíaca. A condição se desenvolve quando o músculo cardíaco fica muito fraco ou rígido para bombear o sangue com eficácia para o resto do corpo.

Pesquisadores do Creighton University School of Medicine, nos Estados Unidos, realizaram uma meta-análise de nove estudos randomizados e controlados descobriu que restringir a ingestão de sódio na dieta abaixo do máximo padrão recomendado de cerca de 2,3 gramas por dia não trouxe benefícios adicionais e pode aumentar o risco de morte.

Os nove ensaios avaliaram diferentes níveis de sódio para um total de quase 3.500 pessoas com insuficiência cardíaca e incluíram dados sobre taxas de morte e hospitalização. A maioria desses testes foi realizada entre 2008 e 2022.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que seguem uma dieta com meta de ingestão de sódio abaixo de 2,5 gramas por dia têm 80% mais chances de morrer do que aqueles que seguem uma dieta com meta de 2,5 gramas por dia ou mais.

Nos estudos mais restritivos, os limites de sódio variaram de 1,2 gramas a 1,8 gramas de sódio por dia. Os pesquisadores não encontraram uma tendência de aumento de hospitalizações entre os pacientes que seguem dietas mais restritivas.

Os desenhos dos ensaios clínicos variaram significativamente, de acordo com os autores do estudo, incluindo o uso de diferentes métodos para rastrear a ingestão de sódio. Alguns participantes exigiram restringir a ingestão de líquidos além da ingestão de sódio, enquanto outros estudos não. Contudo, o número de estudos e o número total de participantes dão aos pesquisadores um alto nível de confiança nas descobertas gerais, mesmo com essas diferenças.

De acordo com os autores, estudos futuros podem ajudar a esclarecer os alvos ideais para o sódio dietético. Eles também podem identificar subgrupos de pacientes com insuficiência cardíaca que podem se beneficiar de mais ou menos restrições.

Fonte: American College of Cardiology (ACC) Scientific Session/World Congress of Cardiology (WCC) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários