Notícias de saúde

Nova técnica usa células-tronco para tratar cataratas em crianças

20 de abril de 2016 (Bibliomed). Uma nova técnica cirúrgica para remoção da catarata pode permitir que as células-tronco dos olhos venham a se para regenerar uma lente saudável, de acordo com resultados preliminares relatados na edição online da revista Nature.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, explicaram que a abordagem - testada em animais e 12 crianças com catarata congênita - poderia oferecer uma maneira para aproveitar própria capacidade de cura do corpo. A sua equipe desenvolveu uma abordagem menos invasiva que preserva a cápsula da lente, mantendo-se as células-tronco nativas intactas.

As células-tronco residentes foram capazes de regenerar uma lente clara em todas as 12 crianças em um período de três meses. Os investigadores também relataram menos inflamação nos olhos e menos turvação da lente, em comparação com 25 crianças que receberam uma cirurgia de catarata padrão.

Os autores enxergam a abordagem de sua equipe como sendo particularmente promissores porque não há tecido transplantado. O seu trabalho é focado na utilização de células estaminais que estão presentes diretamente no local de lesão, disse ele, evitando possíveis problemas como a transmissão de infecção ou rejeição pelo sistema imunológico.

Fonte: Nature (2016) doi:10.1038/nature17181

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários